Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Google ‘ajuda’ Microsoft

Apesar de serem rivais, a Google tem sido a galinha dos ovos de ouro da Microsoft. A criadora do Windows recebe royalties de sete em cada 10 equipamentos com o sistema Android, devido a algumas das suas patentes.

Google ‘ajuda’ Microsoft
Notícias ao Minuto

10:14 - 19/04/13 por Notícias ao Minuto

Empresas e Finanças Tecnologia

A Microsoft e a Google são concorrentes em vários campos da tecnologia. Desde os motores de pesquisa, passando pelas aplicações até aos smartphones são várias as guerras entre as duas tecnológicas. Contudo, o sucesso da Google também pode ajudar nas contas da Microsoft. A criadora do Windows recebe royalties de sete em cada 10 equipamentos com o sistema Android, por utilizar algumas das patentes registadas pela Microsoft.

Mas esta batalha pelas patentes não é de agora. As empresas de Sillicon valley têm ocupado os tribunais com vários processos deste género. Como por exemplo, o caso da guerra da Samsung e da Apple, que têm processos em curso em mais de 10 tribunais de diferentes países.

Um dos segredos do sucesso da Microsoft é precisamente o registo de patentes. Por ano, a empresa criada por Bill Gates investe cerca de 9 mil milhões de dólares em Investimento e Desenvolvido (ID).

Devido ao diverso portfólio de patentes registadas, há várias empresas que têm pagar royalties à Microsoft para usar estas licenças. Apesar de a gigante tecnologia não divulgar os dados oficiais, estima-se que a Microsoft ganhe mais de 800 milhões de dólares por trimestre em royalties das patentes, segundo o espanhol Expansión.
A criadora do motor de busca Google é um dos principais clientes, segundo a mesma publicação.

A Microsoft anunciou na quinta-feira que as receitas subiram 18% para os 20,5 mil milhões de dólares e o lucro aumentou 5% para os 6,06 mil milhões de dólares. Estes números já têm em conta uma pesada multa imposta pela Comissão Europeia que custou à gigante norte-americana 733 milhões de dólares.

A Google também apresentou as contas do primeiro trimestre, tendo reportado um lucro de 3,3 mil milhões de dólares, mais 16% face ao mesmo período do ano passado. As receitas subiram 31%, para quase 14 mil milhões de dólares. Apesar deste resultado positivo, o preço por clique nos anúncios do Google – a grande fonte de receitas para a empresa – caiu 4%, uma queda que acontece há seis trimestres consecutivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório