Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Região Norte bate Lisboa na criação de empresas

Há cada vez mais um maior dinamismo da economia na região acima do Mondego, principalmente nos distritos do Porto e de Braga, onde no primeiro semestre do ano foram constituídas quase 40% do total de empresas criadas no País, avança hoje a edição do Jornal de Negócios, citando dados da gestora Informa D&B.

Região Norte bate Lisboa na criação de empresas
Notícias ao Minuto

08:22 - 14/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

“Hoje o Norte lidera o nascimento de empresas”. A afirmação é da directora-geral da Informa D&B, Teresa Menezes, para explicar, ao Jornal de Negócios, que a região acima do Mondego está a bater a de Lisboa no campo da criação de empresas: “O Norte representa já mais de 37% das novas sociedades no primeiro semestre de 2013, enquanto a região de Lisboa (…) registou no primeiro semestre deste ano apenas 31% das constituições”.

Apesar de, em termos de tecido empresarial o Porto e Lisboa estarem similares, a região Norte está a ganhar terreno no que à criação de novas empresas diz respeito, refere a consultora Informa D&B, com base em dados publicados no site do Ministério da Justiça.

Em termos de distritos, Aveiro surge em primeiro lugar, com mais de 25,6% das empresas, e logo de seguida, o Porto, com 23,1%, e Braga, com 20,5%. Estes dois últimos distritos são também os que mais força dão ao sector das indústrias transformadas, com a Invicta a criar na primeira metade do ano 417 empresas, mais 84 que em igual período do ano passado, e Braga 321 (mais 79 do que em 2012).

A juntar a estes factos, avançados hoje pelo Jornal de Negócios, é de salientar também que nos primeiros seis meses do ano, no total, foram constituídas 20.051 novas empresas, mais 17,8% do que até Junho de 2012, o maior número dos últimos cinco anos. Além disso, e pela primeira vez desde 2009, o número de insolvências registou uma queda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório