Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Pais pressionados por patrões para não gozarem licença

Várias empresas têm vindo a pressionar os pais para que não usufruam do seu direito à licença de paternidade, relata a edição deste sábado do Diário de Notícias. A Comissão para a Igualdade do Trabalho revela que, não raras vezes, os funcionários são questionados sobre se não há uma mãe para tomar conta do bebé.

Pais pressionados por patrões para não gozarem licença
Notícias ao Minuto

09:41 - 10/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

“É muito comum a entidade empregadora perguntar se não existe uma mãe que tome conta do filho ou insinuar que a ausência do trabalhador não é interessante para a empresa”. A denúncia é feita pela presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho (CITE), Sandra Ribeiro.

Ouvida pelo Diário de Notícias, a responsável conta que, “na maior parte das vezes, o impedimento de gozo de direitos parentais não é directo, é insinuado”.

Apesar de as queixas que a instituição a que preside recebe serem poucas, “temos muitos pedidos de informação”, isto porque, temem “represálias”, sobretudo quando o emprego é um bem cada vez mais preciso nos dias que correm.

Não obstante, Sandra Ribeiro acredita “que a pressão tem muito mais que ver com questões de estereótipo e com os papéis que a sociedade continua a atribuir a homens e a mulheres, do que com a crise”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório