Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Cortes a políticos não estão sujeitos a negociação sindical"

A proposta que o Governo entregou aos sindicatos sobre o corte nas pensões não referia as subvenções dos políticos. A situação foi alvo de várias críticas o que levou o Ministério das Finanças a emitir um comunicado, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, justificando que a matéria “não é objecto de negociação sindical” e que o tema será discutido em “sede própria”.

"Cortes a políticos não estão sujeitos a negociação sindical"
Notícias ao Minuto

19:10 - 08/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

O Executivo divulgou esta tarde um documento referindo que os eventuais cortes das pensões dos políticos não constavam da proposta que foi entregue aos sindicatos por não se tratar de matéria sujeita a “negociação sindical”.

O Governo foi assim obrigado, através do gabinete de Maria Luís Albuquerque, a explicar situação de uma eventual imunidade dos políticos aos cortes nas reformas.

“As subvenções vitalícias pagas a ex-titulares de cargos políticos não se cabem, naturalmente, no Estatuto da Aposentação, regime jurídico próprio que regula a matéria das pensões dos funcionários públicos, pelo que não poderiam ser tratadas ou constar na proposta enviada esta semana aos sindicatos”, lê-se no documento do Governo.

No comunicado era também referido que “a matéria das subvenções vitalícias não é objecto de negociação sindical, pelo que nunca poderia ser incluída num diploma a enviar aos sindicatos da Administração Pública. Trata-se, portanto, de uma não questão na fase actual do processo”.

O Executivo explica ainda que “tais subvenções não são pensões de aposentação, assumindo antes uma forma de compensação extraordinária pelo exercício de funções pública”, assim sendo “o tema das subvenções vitalícias será, necessariamente e caso se justifique, tratado em sede própria, que não a negocial sindical do Estatuto da Aposentação”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório