Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Empresa vende petróleo para tapar buraco de 122 milhões em swaps

O caso de maior dimensão com contratos swap no universo empresarial do Estado aconteceu na Egrep, empresa de reservas petrolíferas, cujo presidente foi despedido. A negociação destes contratos de risco criou um buraco de 122 milhões de euros, que a Egrep vai tentar tapar com a venda de reservas petrolíferas que tem em excedente, escreve o jornal i.

Empresa vende petróleo para tapar buraco de 122 milhões em swaps
Notícias ao Minuto

08:10 - 31/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Contrato

Foi na empresa de reservas petrolíferas Egrep que se registou o caso de maior dimensão com contratos swap. Nesta firma, que tem a missão de manter um terço das reservas estratégicas de petróleo do País, a negociação dos contratos de risco resultou no pagamento ao banco de 122 milhões de euros.

Resultado? O presidente foi demitido, e, para cobrir esta perda, a Egrep vai vender reservas petrolíferas que tem em excedente, esclareceu ontem a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque na comissão parlamentar de inquérito aos swap.

De acordo com o jornal i, o swap da Egrep tinha um valor negativo de 173 milhões de euros.

Ontem, Maria Luís Albuquerque insistiu que a renegociação dos contratos de swap teve um efeito neutro para o Orçamento do Estado e, assim, para os contribuintes. A ministra alegou que o impacto negativo de 169 milhões de euros, na sequência destes contratos, e que foram pagos à banca foram registadas em empresas que não contam nem para o défice nem para a dívida pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório