Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

ADSE corta salários já em Agosto

Os salários e as pensões do Estado vão sofrer um corte líquido já no próximo mês de Agosto, devido aos descontos para a ADSE. Para já a quebra será de 0,75%, mas o custo para os beneficiários deste subsistema de saúde vai aumentar 67% em seis meses, o que irá aliviar a pressão sobre o Orçamento do Estado, escreve hoje o Jornal de Negócios.

ADSE corta salários já em Agosto
Notícias ao Minuto

07:20 - 31/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Descontos

Funcionários públicos e pensionistas que descontam para a ADSE vão sofrer uma descida de 0,75% no salário líquido já em Agosto. Mas este é apenas o primeiro passo, visto que, em seis meses, o custo da ADSE para quem dela beneficia vai subir 67%, aponta o Jornal de Negócios. Melhor para o Orçamento do Estado, pior para os funcionários do Estado.

Os quase 900 mil trabalhadores e pensionistas do Estado que estão inscritos na ADSE vão assim passar a pagar uma taxa de 2,25% em vez dos actuais 1,5%, taxa que incide sobre o salário base, sendo que os pensionistas que recebam até 485 euros, valor do salário mínimo nacional, estão isentos deste pagamento.

Ontem foi publicado em Diário da República um decreto-lei que explica que o objectivo da medida é que "os subsistemas de protecção social no âmbito dos cuidados de saúde sejam auto-sustentáveis, assentes em contribuições dos beneficiários".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório