Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Fuga de cérebros põe em risco economias do Sul da Europa

O número crescente de jovens com nível de escolaridade superior que saíram do Sul da Europa, em busca de oportunidades de emprego nos países de Norte, pode vir a pôr em risco as economias dos países de origem, conta o jornal i, que cita dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Fuga de cérebros põe em risco economias do Sul da Europa
Notícias ao Minuto

09:50 - 24/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Desemprego

Entre 2009 e 2011, a fuga de cérebros provenientes do Sul da Europa aumentou 45%, revela um estudo realizado pela OCDE. Este pode vir a ser outro dos problemas que estes países, entre eles Portugal, terão de enfrentar, caso as suas economias não melhorem em breve.

Um dos principais países eleitos pelos jovens portugueses, espanhóis, italianos e gregos para trabalhar é a Alemanha, devido à baixa taxas de desemprego, que ronda os 5,3%, e de desemprego jovem, que está nos 7,6%.

De facto, este país é favorável aos imigrantes, já que os recruta activamente, de forma a superar as carências de mão-de-obra e a diminuição da sua população.

Só entre 2011 e 2012, 34 mil gregos mudaram-se para território alemão para trabalhar, o equivalente a um aumento de 70%. Já a fuga de cérebros provenientes da Península Ibérica, da qual fazem parte Portugal e Espanha, quase duplicou, enquanto de Itália partiram mais de um terço de jovens em busca de melhores condições de vida.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório