Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

"Swap da Refer não protegia aumento das taxas"

O antigo secretário de Estado do Tesouro Costa Pina afirmou hoje que os contratos ‘swap’ celebrados pela Refer não protegiam aumentos das taxas de juro mas sim aumentavam os custos para as empresas à medida que as taxas subiam.

"Swap da Refer não protegia aumento das taxas"
Notícias ao Minuto

19:08 - 23/07/13 por Lusa

Economia Costa Pina

"A Refer era sobre esse ponto de vista um caso singular. Era o único caso onde o valor dos contratos aumentava em função da subida da taxa de juro. O gestor procura cobrir a subida da taxa de juro, não a descida, porque a descida já está coberta", afirmou o antigo secretário de Estado de Teixeira dos Santos no anterior Governo, sugerindo que estes iam contra a informação conhecida na altura.

Costa Pina, que se foi recusando ao longo da audição a falar sobre contratos individuais, acabou por fazer comentários aos contratos celebrados pela empresa gestora das redes ferroviárias, na qual a agora ministra das Finanças foi diretora financeira entre 2001 e 2007.

O antigo governante disse também que durante quatro trimestres não existiram dados relativos aos contratos celebrados pela Refer nos boletins trimestrais da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF).

"Nós temos a informação sobre a evolução do valor ‘mark to market’, do justo valor, dos contratos da Refer e das respetivas análises de sensibilidade da Refer nos respetivos trimestres, segundo e terceiro trimestre de 2011, e depois temos quatro trimestres em que a informação está a zero nos vários boletins trimestrais. O senhor deputado vai ao site e fica naturalmente surpreendido", afirmou perante os deputados da comissão de inquérito que analisa a celebração destes contratos ‘swap’ pelas empresas públicas.

Carlos Costa Pina mostrou ainda surpresa por ainda não ser conhecido o boletim trimestral da DGTF relativo ao primeiro trimestre deste ano, onde estão incluídas as perdas potenciais destes contratos.

No entanto, o último boletim trimestral, o relativo ao quarto trimestre, foi publicado apenas no final de abril, quatro meses após o fim do período a que a informação diz respeito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório