Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Portugal já pagou seis milhões por causa da crise política

A primeira factura da crise política das duas últimas semanas em Portugal já foi paga: foram seis milhões de euros que o Estado português teve de pagar a mais em juros na primeira emissão de dívida que realizou depois da demissão de Vítor Gaspar, de acordo com as contas do Sol.

Portugal já pagou seis milhões por causa da crise política
Notícias ao Minuto

08:48 - 19/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Dívidas

A incerteza política fez os juros cobrados a Portugal para emitir dívida disparar de 1,2% para 1,7%, em apenas dois meses, aponta hoje o jornal Sol, que adianta que, por causa da crise política das duas últimas semanas, o Estado português já teve de pagar uma factura de seis milhões de euros, precisamente o custo extraordinário que vai ter de ser pago pelos contribuintes portugueses, depois da subida das taxas da emissão de dívida desta semana.

Recorde-se que na quarta-feira Portugal regressou aos mercados, onde vendeu 1,2 mil milhões de euros em títulos de dívida pública a um ano, com os investidores a exigirem um juro de 1,72%, uma taxa bem superior ao juro de 1,23% cobrado pelo mercado em Maio.

O semanário Sol fez as contas e conclui que Portugal vai ter de pagar 20,6 milhões de euros em juros pela operação desta semana, face ao encargo de 14,6 milhões de euros em juros para arrecadar o mesmo montante há dois meses. No final, a penalização dos mercados à instabilidade política portuguesa vai custar assim aos contribuintes cerca de seis milhões de euros extra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório