Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Risco de corrida aos depósitos com novas regras de resgate

A Europa está a subestimar o impacto na economia das novas regras de resgate, que incluem o recurso ao dinheiro dos depositantes com contas acima de 100 mil euros. Assim considera o especialista em finanças Franklin Allen, que em entrevista ao Diário Económico, diz que as consequências podem passar por “corridas” aos depósitos, “danosas para a economia real”.

Risco de corrida aos depósitos com novas regras de resgate
Notícias ao Minuto

08:50 - 17/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Especialista

O professor de Finanças da escola de Negócios Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, Franklin Allen, sublinha que as novas regras de resgate aos bancos podem ser danosas para a economia, pois os depositantes chamados a participar na ajuda financeira não hesitarão em retirar o seu dinheiro das contas.

“Se chamarmos os depositantes a participar, então é provável que existam corridas” para levantar o dinheiro dos depósitos acima de 100 mil euros, cujo recurso é previsto nas novas regras europeias de resgate, afirma o especialista.

Para o académico, os “políticos provavelmente estão a subestimar o efeito destas corridas e o quanto elas serão danosas para a economia real”.

Por outro lado, o professor admite que os governos, sobretudo dos países periféricos, estão pressionados e sem margem orçamental e que sempre foram relutantes em “deixar os bancos cair”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório