Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Directora-geral do Tesouro pede demissão a Albuquerque

A directora-geral do Tesouro, Elsa Rocon, apresentou um pedido de demissão à nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, no mesmo dia em que vai comparecer no Parlamento, no âmbito do inquérito aos 'swap'. A notícia foi já confirmada à agência Lusa pela tutela.

Directora-geral do Tesouro pede demissão a Albuquerque
Notícias ao Minuto

08:19 - 16/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Elsa Rocon

A responsável pela Direcção-Geral do Tesouro, Elsa Rocon, apresentou o pedido de demissão à nova ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, desconhecendo-se, para já, pelo menos a título oficial, o que terá motivado esta decisão.

No entanto, divergências entre a equipa do Tesouro e Maria Luís Albuquerque poderão ter estado no âmago do pedido de saída por parte da directora-geral demissionária.

A governante, que recentemente herdou a pasta das mãos de Vítor Gaspar, aceitou, entretanto, a demissão de Elsa Rocon, solicitando-lhe, porém, que se mantenha em funções até que um novo responsável para o cargo seja encontrado por via de concurso público.

Por sinal, a responsável demissionária é hoje ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público, denominados 'swap'.

Recorde-se ainda que antes de ser empossada ministra, Albuquerque era secretária de Estado do Tesouro. A sua nomeação para a tutela das Finanças desencadeou acesa celeuma, tendo estado, inclusive, na origem da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, não aceite pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mas que abriu uma crise política sem precedentes no País.

Albuquerque esteve também envolvida no escândalo dos 'swap', uma vez que contraiu um desses contratos tóxicos no desempenho de um cargo público. À data, a governante integrava a administração da Refer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório