Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Brasil "dispensa receitas" do FMI sobre economia

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse hoje que o Brasil "dispensa as receitas" do Fundo Monetário Internacional sobre o crescimento económico e considerou que a aplicação das medidas só trouxe "recessão, desemprego e dor ao povo brasileiro".

Brasil "dispensa receitas" do FMI sobre economia
Notícias ao Minuto

16:00 - 11/07/13 por Lusa

Economia Crescimento

A resposta da representante da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, surge dois dias depois de o Fundo Monetário Internacional ter revisto em baixa a previsão de crescimento para o Brasil, para 2,5% este ano, acelerando para os 3,2% no próximo ano, uma revisão de 0,5 e 0,8 pontos, respetivamente.

De acordo com a atualização do World Economic Outlook, divulgado na terça-feira pela instituição sediada em Washington, o Brasil deverá acelerar este ano para os 2,5%, uma forte melhoria face aos 0,9% registados no ano passado.

"O FMI tem todo o direito de fazer previsões sobre as economias dos países, mas dispensamos as sugestões e o receituário para medidas adotadas pelo Brasil", assinalou Gleisi, em declarações à brasileira Agência Estado.

De acordo com a governante, há várias razões para o Brasil não acatar as recomendações do Fundo, primeiro porque o país "não deve nada" àquela instituição, antes pelo contrário, é credor, disse Hoffmann, sublinhando que sempre que o Brasil aplicou as medidas defendidas pelo FMI, houve "recessão, desemprego e dor do povo brasileiro".

Na base das críticas ao FMI está a defesa da estabilidade orçamental: "Temos um compromisso com a estabilidade orçamental", disse, acrescentando que o Brasil "não trabalha com política fiscal frouxa", mas sim com "política anticíclica", tal como foi feito na crise de 2008.

O que se esgotou, respondeu a ministra à recomendação do FMI para abandonar os estímulos monetários adicionais, "foi a política que eles apregoam, uma política que já está e se provou ultrapassada", concluindo: "Aonde estava o FMI na crise de 2008?".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório