Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Gaspar mantém 13º mês nos privados mas quer rescisões na Função Pública

O Ministério das Finanças quer trocar o corte no 13º mês dos privados por um plano alargado de cortes na Função Pública. Segundo o semanário Sol, Vítor Gaspar vai apresentar um documento à troika onde se propõe rescisões amigáveis e cortes nas áreas da Segurança Social, Educação, Saúde, Defesa e Segurança.

Gaspar mantém 13º mês nos privados mas quer rescisões na Função Pública
Notícias ao Minuto

09:51 - 31/08/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Austeridade

Vítor Gaspar já terá o plano B para evitar a sobretaxa sobre o 13º mês aos privados no próximo ano. Segundo avança o Sol na edição desta sexta-feira, o Ministério das Finanças tem um documento que vai apresentar aos técnicos da missão internacional com um alargado número de cortes na administração pública. Com o nome ‘Agenda de Transportação Pública’, o documento aponta para a reestruturação de cinco áreas principais: Segurança Social, Educação, Saúde, Defesa e Segurança.

Os cortes previstos começam no próximo ano, mas devem estender-se para 2014. Ou seja, o tempo para aprovar o documento não é muito, uma vez que algumas das medidas têm de entrar no Orçamento do Estado para 2013, que vai ser apresentado até 15 de Outubro.

O plano de reduções passa pela extinção de serviços e redução de pessoal. Na Saúde e Educação, o Governo quer eliminar serviços e reduzir as subvenções sociais. As rescisões amigáveis também fazem parte deste plano e para isso o Executivo comparar Portugal a outros países europeus para dizer que existem professores, militares e polícias a mais. Em relação a Espanha e Alemanha, diz o Governo, Portugal tem mais militares por cada mil habitantes. Também o rácio de portugueses por professores é superior a países como França e Irlanda. O documento deve ser apresentado durante esta quinta avaliação aos técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) e ser aprovado em Conselho de Ministros ao longo dos próximos dois meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório