Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Bancos trocam cartões para cobrar mais comissões

Alguns bancos portugueses estão a transformar os cartões Multibanco em cartões híbridos com novas regras. Desta forma, as instituições financeiras recebem mais comissões quando o cliente usa o cartão para fazer compras. O problema é que por vezes não existe aviso ao consumidor.

Bancos trocam cartões para cobrar mais comissões
Notícias ao Minuto

08:28 - 31/08/12 por Notícias Ao Minuto

Economia Pagamentos

O aumento dos pagamentos aos bancos de taxas de utilização de cartões Multibanco tem vindo a ser justificado por uma crescente utilização do dinheiro de plástico. Mas esta não é a única razão. Segundo o Público desta sexta-feira, vários bancos portugueses estão a mudar as regras de alguns cartões Multibanco, sem avisar os clientes, que têm uma utilização mais cara. BES, Santander e CGD são alguns que estão a fazer esta troca, mas nem todos o fazem com o conhecimento do cliente.

O custo não é suportado pelo cliente que muitas vezes não percebe a diferença. São o comércio e os prestadores de serviços que acabam por pagar uma taxa superior com as utilizações destes cartões. Quando se usa um cartão de débito directo num determinado pagamento, a compra é automaticamente registada e o custo é retirado ao saldo. Os novos sistemas demoram mais tempo, pois funcionam com semelhanças dos cartões de crédito.

Na utilização de um dos novos cartões mais simples, o valor da compra é retirado do saldo à ordem, mas não do saldo contabilístico. Este fica com um montante superior e só volta a estar actualizado dias depois. Apenas nessa altura é que as compras são registadas. Noutros casos, em que o cartão é aproximado ao de crédito, o cliente pode fazer compras até um determinado plafond onde o dinheiro da conta a ordem não é alterado. O valor utilizado apenas é retirado nos dias contratualizados.

O Banco de Portugal já investigou alguns destes exemplos e actuou em relação à CGD. O banco público não informava os clientes da mudança e o regulador exigiu uma mudança de procedimento. Os clientes que não queriam o novo sistema têm de ver os cartões substituídos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório