Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Recessão em Portugal está a abrandar"

O primeiro-ministro afirmou hoje, em Bruxelas, que a recessão em Portugal “está a abrandar” e acrescentou que o Governo conta ter, até ao final do ano, “uma viragem na tendência económica”.

"Recessão em Portugal está a abrandar"
Notícias ao Minuto

13:35 - 28/06/13 por Lusa

Economia Passos

Pedro Passos Coelho, que falava no final do Conselho Europeu, destacou o desempenho da atividade económica em Portugal, a subida do índice de produção industrial - hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) - e a existência de uma conta corrente positiva, “pela primeira vez, em dezenas de anos”.

“Ao contrário do que aconteceu no último trimestre de 2012, em que a atividade económica afundou em Portugal – foi o país na União Europeia em que a atividade económica mais se afundou, se excluirmos a Grécia –, a verdade é que no primeiro trimestre Portugal esteve já muito perto da média europeia”, destacou.

“E a nossa convicção, dos dados mais avançados de que dispomos, é a de que, no segundo trimestre, esta tendência ainda melhorará mais, o que significa que a recessão em Portugal está a abrandar”, acrescentou o primeiro-ministro.

Passos Coelho disse que o Governo conta ter, “até ao final do ano, uma viragem na tendência económica”, salientando que o executivo está a “fazer tudo e a tomar todas as medidas” para favorecer essa alteração.

De acordo com os dados do INE, o índice de produção industrial aumentou 4,4% em maio deste ano, face ao mês homólogo de 2012, registando a segunda variação positiva desde dezembro do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório