Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Capacidade de financiamento da economia melhorou

A capacidade de financiamento da economia portuguesa melhorou no primeiro trimestre, passando para os 1,2% do PIB, mas as necessidades de financiamento das Administrações Públicas agravaram-se, atingindo os 7,1% no mesmo período, segundo o INE.

Capacidade de financiamento da economia melhorou
Notícias ao Minuto

12:55 - 28/06/13 por Lusa

Economia OE 2013

De acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao primeiro trimestre de 2013, as necessidades de financiamento das Administrações Públicas passaram dos 6,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 para os 7,1% no ano acabado nos primeiros três meses de 2013.

O Instituto explica este "comportamento negativo" com os aumentos nas despesas com prestações sociais e outras despesas de capital.

Quanto à capacidade de financiamento da economia como um todo, esta aumentou para os 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, "acentuando a evolução positiva iniciada no trimestre anterior, em que a economia portuguesa registou, pela primeira vez, um saldo positivo (0,2% em 2012)".

Este comportamento - justifica o INE - deveu-se "em larga medida" à melhoria do saldo externo de bens e serviços e do saldo de rendimentos primários.

"O saldo positivo da conta externa de bens e serviços foi sobretudo determinado pela diminuição de 1,7% das importações no ano acabado no primeiro trimestre de 2013", acrescenta o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório