Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Negociações sobre aspetos financeiros da PAC estão "bloqueadas"

As negociações sobre os aspetos financeiros da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) estão “bloqueadas”, disse hoje o eurodeputado socialista Capoulas Santos, que acusou a presidência irlandesa da União Europeia de se recusar a negociar este tema.

Negociações sobre aspetos financeiros da PAC estão "bloqueadas"
Notícias ao Minuto

20:27 - 25/06/13 por Lusa

Economia Capoulas Santos

“Estão bloqueados os aspetos financeiros relacionados com a reforma da PAC”, afirmou aos jornalistas em Bruxelas o deputado, que foi o relator dos capítulos sobre os pagamentos diretos e o desenvolvimento rural, numa altura em que os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) estão reunidos no Luxemburgo para tentar fechar as negociações da reforma da PAC para 2014-2020.

Luís Capoulas Santos disse que “praticamente todos os capítulos da negociação já foram encerrados”, existindo apenas um “que a presidência irlandesa [da UE] se recusa a negociar”, que inclui a repartição dos envelopes nacionais pelos Estados-membros, bem como outras medidas como, por exemplo, a aplicação ou não de limites máximos para as ajudas por agricultor.

O deputado explicou que a proposta aprovada no Conselho Europeu de 08 de fevereiro implica, para Portugal, "uma redução de quase 700 milhões de euros" em relação ao período 2007-2013, enquanto a proposta do Parlamento Europeu "representaria mais 362 milhões" de euros.

"O legítimo seria uma negociação onde pudéssemos encontrar um ponto de equilíbrio entre estes dois valores […], mas o Conselho recusa alterar um cêntimo que seja e, portanto, a sua proposta é impor a sua decisão, o que é absolutamente inaceitável para mim, enquanto relator", disse.

Capoulas Santos recordou que as negociações da reforma da PAC para o período 2014-2020 decorrem no contexto do Tratado de Lisboa, que implica codecisão, ou seja, a partilha dos poderes de decisão entre o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu.

Para o deputado, ao recusar-se a negociar, a presidência irlandesa está a incorrer numa “violação grosseira do Tratado de Lisboa”.

O antigo ministro da Agricultura afirmou que, enquanto as negociações sobre os apetos financeiros não forem encerradas, “não haverá nova PAC”, o que considerou ser “verdadeiramente lamentável”, uma vez que “poderá trazer problemas enormes para os agricultores”.

Questionado sobre os eventuais impactos para os agricultores portugueses devido à falta de um acordo, Capoulas Santos deu como exemplo a entrada em vigor de um novo programa de desenvolvimento rural, prevista para 01 de janeiro de 2014 e que representa para Portugal “bastante mais de 500 milhões de euros”.

“Se não houver acordo nesta matéria, é impossível que o programa entre em vigor a 01 de janeiro. Se este impasse persistir para além de 01 de janeiro, não haverá pagamentos”, afirmou o eurodeputado.

Capoulas Santos disse ainda que já foi alcançado um acordo sobre as regras de aplicação da nova PAC, adiantando que existirão "novas ajudas para os jovens agricultores" e que Portugal voltará "a ter direito a ser financiado para novos regadios".

A atual PAC caduca no final deste ano, devendo ser desenhado um novo quadro legislativo para o período 2014-2020, com início a 01 de janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório