Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo já negoceia meta do défice de 2014

Com a consciência de que os 4% acordados como meta do défice para o próximo ano são impossíveis de alcançar, o Executivo de Pedro Passos Coelho está já a negociar com a troika a definição de uma nova revisão para que um novo patamar fique decidido antes do Orçamento do Estado de 2014 ser elaborado.

Governo já negoceia meta do défice de 2014
Notícias ao Minuto

07:58 - 22/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Troika

Segundo avança a edição desta semana do Expresso, a prioridade do Governo é evitar o que tem sido feito nos últimos tempos: redigir um Orçamento do Estado que tem uma meta inatingível e que, como consequência, obriga à implementação sucessiva de mais medidas de austeridade.

Pedro Passos Coelho pretende negociar a meta do défice de 2014 para 4,5%, de modo a que a redacção do Orçamento do Estado para esse ano contenha menos medidas de austeridade, dando um pouco mais de ‘fôlego’ aos portugueses. O Executivo vai justificar esta necessidade de negociação com a deterioração da conjuntura europeia e com a quebra da procura interna.

Deste modo, e segundo o semanário apurou, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar foi, ontem, para a reunião do Ecofin já com esse objectivo em mente e aproveitou o regresso da troika a Lisboa para dar a conhecer as novas metas a que se propõe. Os membros do FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e Comissão Europeia deslocaram-se ontem à capital portuguesa para um seminário à porta fechada no Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório