Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Precários e jovens arcam com peso de ajustamento salarial

Os dados do INE revelam que o aumento do peso dos salários mais baixos se tem verificado, nas classes menos protegidas, como os trabalhadores mais jovens e com condições mais precárias. Os empregados, entre os 15 e os 24 anos, a ganhar abaixo dos 600 euros passou de 66,4% para 71% entre 2011 e 2013, avança o Jornal de Negócios.

Precários e jovens arcam com peso de ajustamento salarial
Notícias ao Minuto

09:29 - 20/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

O ajustamento salarial parece estar a ser feito à custa dos jovens e dos trabalhadores com vínculos laborais precários. Dados do INE demonstram uma subida na quantidade destes grupos menos protegidos com salários abaixo dos 600 euros.

“Não me espanta nada que o ajustamento esteja a aumentar as assimetrias e a desigualdade. É uma intensificação de um problema de segmentação e dualidade do mercado de trabalho”, afirma o sociólogo Pedro Adão e Silva.

O especialista justifica: “Como o grupo de contratados a prazo é maior do que na generalidade dos países europeus, o ajustamento está a ser feito por aí”.

Já Paula Carvalho, economista do BPI, afirma que “é normal que o ajustamento esteja a ser feito onde não uma regulação tão apertada”.

De acordo com o Jornal de Negócios, estes dados trazem de volta o debate sobre o impacto de ter um mercado de trabalho profundamente dividido entre funcionários mais velhos integrados em quadros de empresas e jovens precários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório