Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Governo cortou 160 milhões a mais do que o exigido pela troika

O Executivo liderado por Pedro Passos Coelho aplicou, em 2012, uma dieta de 710 milhões de euros no orçamento da Saúde, o que equivale a mais 160 milhões daquilo que era exigido pelos credores internacionais, noticia a edição desta terça-feira do jornal i.

Governo cortou 160 milhões a mais do que o exigido pela troika
Notícias ao Minuto

08:13 - 18/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Saúde

O memorando de entendimento fixava, para 2012, cortes no orçamento da Saúde orçados em 550 milhões de euros. No entanto, o Governo de Passos Coelho foi mais longe e a tesourada final foi de 710 milhões, ou seja, de 160 milhões a mais do que havia sido imposto pelos credores internacionais, indica o relatório de Primavera do Observatório Português de Saúde, citado pelo i.

De acordo com o documento que será hoje apresentado e a que o i teve acesso, a antecipação dos cortes não se prende com qualquer razão em concreto, algo que agrava as pressões que pendem sobre o bom funcionamento do sistema de saúde num “período socialmente crítico para o País”.

Outros dos alertas lançados pelo Observatório, para lá dos cortes além do exigido pelo memorando, reportam à estagnação dos cuidados primários, ao bloqueio à entrada de inovação no território português, e a taxas moderadoras falsas, enumera o mesmo jornal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório