Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Estado já pagou aos bancos 546 milhões para cancelar 'swaps'

O Estado entregou pelo menos 545,6 milhões de euros aos bancos, tendo cancelado entre Março e Maio 38 operações ‘swap’. De acordo com o Diário Económico, foram as empresas públicas de transportes, que assinaram os contratos de alto risco, que pagaram, mas o valor foi, afinal, suportado por empréstimos do Tesouro.

Estado já pagou aos bancos 546 milhões para cancelar 'swaps'
Notícias ao Minuto

09:10 - 17/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Contrato

Entre Março e Maio já foram cancelados 38 contratos ‘swaps’ e o Estado já entregou perto de 550 milhões de euros aos bancos. Apesar de o pagamento ter sido feito pelas próprias empresas de transportes, o valor foi suportado pelo Tesouro, segundo um conjunto de despachos assinados pela secretária de Estado do Tesouro, Maria Luis Albuquerque.

Ao cancelar estes ‘swaps’ mais cedo, o Executivo terá conseguido diminuir o valor das perdas em 40%, segundo os despachos que justificam o pagamento. Por outro lado, o Governo, ‘fechando as contas’ agora, transforma em actuais perdas que poderiam ser apenas potenciais.

Já em meados de Maio, o presidente da IGCP, João Moreira Rato, tinha feito um balanço da situação que incluía para o cancelamento dos ‘swaps’ valores muito próximos dos que são conhecidos agora. No entanto, na data não ficou claro como é que os contratos seriam cancelados.

Sabe-se agora, através dos despachos, que as empresas estão a pagar em dinheiro aos bancos para fechar as posições. Mas para isso, tem recorrido a empréstimos do Tesouro, que também comportam juros.

De acordo, com o Diário Económico, a ideia de emprestar dinheiro às empresas públicas para pagarem para cancelar as posições nos ‘swaps’ torna evidente a inevitabilidade do Orçamento Rectificativo. O Governo já assumiu que estão previstos mais 898 milhões de euros para continuar a seguir a estratégia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório