Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

“Tem que se ultrapassar o estigma de trabalhar na agricultura”

Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Ambiente e do Ordenamento do Território, destacou a importância e o crescimento do sector da Agricultura e sublinha que “há emprego na agricultura”. Em entrevista à TVI24, a ministra adiantou ainda que os novos jovens agricultores portugueses já investiram um milhões de euros e as candidaturas aos programas do Governo de incentivo à integração no sector não param de aumentar.

“Tem que se ultrapassar o estigma de trabalhar na agricultura”
Notícias ao Minuto

22:32 - 12/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Assunção Cristas

O sector agro-alimentar cresceu 2,8% e as exportações de produtos agrícolas estão a crescer 3%. Foi com estes números que a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, defendeu a importância e o crescimento do sector que tem “atraído cada vez mais jovens”, disse em entrevista à TVI24.

“Há emprego na agricultura”, continuou Assunção Cristas”, e o sector “ tem trazido imensas pessoas de todas as idades”. Contudo, a ministra sublinhou que “há um estigma que tem de ser ultrapassado sobre o trabalho na agricultura”.

Nos últimos anos o desenvolvimento e o crescimento do sector foi “notório”. “Hoje estar no campo é completamente diferente. Há internet e há maneira de estar ligado ao Mundo, mas mesmo assim as pessoas não podem vir com expectativas falsas, o campo é duro”, acrescentou.

Assunção Cristas destacou ainda o aumento e a importância dos novos agricultores que o país tem ganho. Devido a serem formados em diversas áreas “têm trazido outras ideias para o sector. E estes jovens têm um foco muito grande na exportação, o que é muito positivo”, referiu.

A ministra adiantou que no total estes jovens já investiram um milhão de euros no sector nos últimos tempos e realçou a reforma agrária que o Governo tem implementado.

Assunção Cristas destacou alguns pontos das novas medidas do Executivo, como o apoio que têm dado aos jovens agricultores através de linhas de crédito por exemplo. “De ano para ano as candidaturas têm aumentado, e actualmente temos recebido cerca de 280 por mês”, revelou.

O acesso à terra, através de bolsas, foi outro dos pontos evidenciados por Assunção Cristas, que acrescentou que “há pessoas que querem trabalhar na agricultura que já têm terras dos pais ou avós. Mas há muitas que não. E é aqui que entra o programa de bolsas de terra que consiste no processo de identificação de terras que estão ao abandono, por exemplo”, detalhou a ministra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório