Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hospitais de Lisboa tecnicamente falidos com dívida de 300 milhões

Os hospitais Santa Maria e Pulido Valente, em Lisboa, estão tecnicamente falidos. Quem o afirma é o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que integra estas duas unidades hospitalares. Em causa está uma dívida de 300 milhões de euros que levará a uma redução significativa nas chefias e serviços de especialidade ou até mesmo à fusão de serviços entre os dois hospitais.

Hospitais de Lisboa tecnicamente falidos com dívida de 300 milhões
Notícias ao Minuto

07:50 - 12/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Saúde

Em declarações ao Diário de Notícias, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Carlos Martins, admite que os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente estão tecnicamente falidos.

“É uma situação que vem desde 2012, com uma dívida de 300 milhões de euros, e à qual se junta a existência de capitais próprios negativos”, disse Carlos Martins ao mesmo jornal. “Tecnicamente o centro hospitalar está falido, e devemos mais de 200 milhões de euros a fornecedores e 40 milhões ao Estado”, destacou.

Carlos Martins tem em cima da mesa a possibilidade de reduzir em 40% as chefias e fundir os serviços dos dois hospitais. O presidente do CHLN garante que não haverá despedimentos, mas diz que a fusão entre as duas unidades hospitalares irá permitir uma redução nos serviços de Farmácia, Cardiologia, Cirurgia geral, Vascular e Otorrino.

Os 300 milhões em dívida nestes dois hospitais representam “a mesma verba” que o Estado tem que pagar a estas unidades por contrato. “Assim, se nos pagassem e nós pagássemos aos fornecedores, ficávamos sem dinheiro para funcionar”, admitiu Carlos Martins.

Apesar da falência, o administrador garante que “o funcionamento não está em causa”. “Não queremos ter problemas de disponibilização de fármacos, consultas ou cirurgias. E não deixaremos de pagar vencimentos e remunerações”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório