Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Draghi pede aos bancos para se prepararem "a tempo" para o Brexit

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) instou hoje os bancos a prepararem-se "a tempo" para as consequências do 'Brexit', saída britânica da União Europeia (UE), e admitiu que o processo gera riscos para a supervisão das entidades.

Draghi pede aos bancos para se prepararem "a tempo" para o Brexit
Notícias ao Minuto

15:52 - 29/05/17 por Lusa

Economia Banco Central

"Estamos preparados para ajudar os bancos a reorganizarem as suas atividades na zona euro e é muito importante que estes bancos levem a cabo todos os preparativos a tempo", disse Mario Draghi, durante uma intervenção na Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu.

Draghi acrescentou que o BCE está a preparar-se internamente para as possíveis implicações da saída do Reino Unido e sublinhou que isso inclui também os aspetos relativos à supervisão das entidades.

"Temos que assegurar que todos os bancos da zona euro cumprem os padrões europeus de supervisão bancária. É importante que a segurança e solidez do nosso sistema não sejam piores após o 'Brexit'", acrescentou Draghi.

Uma das questões mais relevantes na negociação entre a UE e o Reino Unido sobre o 'Brexit' será a definição das condições para as instituições financeiras que hoje têm sedes oficiais em Londres e que após a saída britânica vão perder o chamado "passaporte" que lhes permite operar no conjunto da UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório