Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O lado vintage da IKEA que já vale fortunas

A marca sueca é conhecida pela funcionalidade e preços acessíveis. Mas tem um lado vintage que anda a deliciar leiloeiras.

Notícias ao Minuto

08:05 - 27/05/17 por Notícias Ao Minuto

Economia Leilão

Foi há 13 anos que o IKEA chegou em força a Portugal, com a abertura da sua primeira grande superfície em terras lusas. DE então para cá, a loja de Alfragide ganhou a companhia de outras quatro, em Braga, Matosinhos, Loures e Loulé.

Gigante no setor do mobiliário, a marca cresceu pelas linhas simples, móveis funcionais e preços acessíveis em vários produtos. Mas a marca sueca, fundada em 1943, tem já um lado histórico, um que tem atraído colecionadores.

móveis das linhas mais antigas do IKEA a valer milhares de euros em leilão. É o caso da estante desenhada por Gillis Lundgreen ainda nos anos 50, que está a valer mais de seis mil euros em sites como o Pamono.com.

As cadeiras Vilbert, desenhadas por Verner Panton e apresentadas ao mundo em 1993, valem facilmente no mesmo site dois mil euros cada uma.

Uma chaise longue de 1961, a Singoalla, pode ser comprada hoje em dia por um valor a rondar os quatro mil euros.

Há também um conjunto de cadeira e mesa para criança, igualmente dos anos 60, a valer quase mil euros.

Recentemente, uma cadeira desenhada em 1944, logo no ano a seguir à fundação da empresa, foi vendida por 50 mil libras, qualquer coisa como 57 mil euros.

O fenómeno tem sido de tal maneira que chamou a atenção da imprensa britânica, que explica que há até alguma ironia nisto tudo.

É que alguns dos móveis que batem agora recordes, são raros porque não tiveram grande sucesso na altura em que foram lançado.

Ou porque os custos eram elevados para não compensar as vendas, ou porque as vendas eram modestas demais para manter no mercado. Quem comprou na altura, certamente nem imaginava quanto é que algumas destas peças viriam a valer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório