Delors quer instituição europeia composta por deputados nacionais

O antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors apelou hoje à criação de uma instituição formada por representantes dos parlamentos nacionais de todos os países da União Europeia (UE) para reforçar a confiança dos cidadãos na Europa.

DR
Economia Apelo 21:21 - 05/06/13

"Deve ser criada uma instituição constituída por representantes de parlamentos nacionais", declarou Delors numa conferência em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, focada no consolidar da união económica e monetária na Europa.

PUB

A UE, declarou o francês, "tem de ser reconstruída", até porque o momento atual, de crise económica e social, tem potenciado o regresso dos "populismos, quer à esquerda quer à direita".

"Não há um doutor milagre chamado Europa", comentou o presidente fundador do “think tank” Notre Europe, para quem os erros cometidos em anos recentes pelos dirigentes europeus "têm de ser reparados" com vista ao retomar do crescimento e emprego.

Delors apelou também à intervenção do Banco Central Europeu (BCE) junto das empresas com vista ao seu financiamento e ao potenciar do emprego na UE.

Jacques Delors falava perante uma plateia composta por, entre outros, o secretário-geral do PS, António José Seguro, a antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite, o presidente do conselho geral e de supervisão da EDP, Eduardo Catroga, e o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d´Oliveira Martins.

Delors cumpriu três mandatos à frente da Comissão Europeia (1985-1995) e foi nomeadamente responsável pelas reformas que permitiram criar a União Económica e Monetária.

A visita a Lisboa realiza-se na qualidade de presidente fundador do “think tank” Notre Europe, presidido pelo português António Vitorino, que também marcou presença na conferência de hoje.

 

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS