Brexit: BCE está disposto a apoiar bancos que reorganizem a sua atividade

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, assegurou hoje que a instituição está disposta a apoiar tecnicamente entidades bancárias que decidam transferir-se ou reorganizar a sua atividade na zona euro após o 'Brexit'.

© Reuters
Economia Vítor Constâncio

"O BCE está preparado para apoiar tecnicamente uma transição fluida dos bancos que decidam transferir-se ou reorganizar as suas atividades na zona euro no contexto do 'Brexit' (saída britânica da União Europeia)", afirmou Constâncio durante uma conferência realizada em Bruxelas.

PUB

O vice-presidente do BCE advertiu que "provavelmente" os riscos vão aumentar após a saída britânica "quando as atividades das instituições financeiras podem ser relocalizadas em toda a União Europeia" e defendeu que se deve aproveitar a saída do mercado único do maior centro financeiro da Europa, em alusão a Londres, para desenvolver a União Bancária e a União dos Mercados de Capitais.

Constâncio também propôs que se estabeleça um mecanismo de proteção permanente para o Fundo Único de Resolução e considerou que isso "aumentaria a credibilidade do sistema para enfrentar crises sistémicas".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser