Meteorologia

  • 23 JULHO 2017
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Salário mínimo de 100 euros regressa hoje à discussão em Angola

O parlamento angolano discute hoje a atualização do salário mínimo, tema do habitual debate mensal na Assembleia Nacional, proposto pela coligação CASA-CE, numa altura em que o Governo tem vindo a estudar uma atualização das remunerações no Estado.

Salário mínimo de 100 euros regressa hoje à discussão em Angola
Notícias ao Minuto

06:07 - 20/04/17 por Lusa

Economia Parlamento

O tema já tinha sido levado à Assembleia Nacional a 22 de maio de 2015, pelo grupo parlamentar da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), mas a discussão acabou por não avançar, com a oposição a retirar-se em protesto contra as limitações impostas naquele dia à cobertura dos trabalhos pelos jornalistas.

desde junho de 2014 que o salário mínimo em Angola está fixado nos 22.504,50 kwanzas (127 euros), para trabalhadores do comércio e da indústria extrativa. Mais reduzido, apesar da atualização então aprovada, é o valor mínimo mensal para os setores dos transportes, dos serviços e das indústrias transformadoras, fixado em 18.754,00 kwanzas (106 euros), e para o setor da agricultura, 15.003,00 Kwanzas (85 euros).

A segunda maior força política da oposição angolana defendeu anteriormente, na proposta deste tema, que o Governo e o partido que o suporta, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), "nunca estiveram interessados em definir políticas claras de geração de emprego, nem conferir aos angolanos a dignidade que merecem".

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório