Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

E depois da mobilidade no Estado? Indemnização igual à do privado

O regime de requalificação, antigo sistema de mobilidade, continua a sofrer alterações. Os funcionários públicos que após este período não venham a ser colocados vão ver o seu contrato cessar e a sua compensação será igual à praticada no sector privado, escreve o Diário Económico.

E depois da mobilidade no Estado? Indemnização igual à do privado
Notícias ao Minuto

08:33 - 28/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

Os funcionários públicos abrangidos pelo regime de requalificação que acabem por cessar o contrato por falta de colocação vão ser compensados na mesma medida dos trabalhadores do privado.

De acordo com Diário Económico, os funcionários terão também direito a subsídio de desemprego, de acordo com a nova proposta entregue pelo Governo aos sindicatos.

Quando chegar o fim do período de requalificação, os trabalhadores do Estado sabem que perdem o vínculo laboral e segundo a nova proposta há “lugar à correspondente compensação nos termos do artigo 366.º do Código de Trabalho, aplicável ao privado”.

No sector fora do Estado, as compensações já desceram para 20 dias de vencimento por cada ano de trabalho, com um tecto de 12 salários, e vão baixar novamente em Outubro. Quer isto dizer que quem for contratado sem termo a partir desse mês terá direito a apenas 12 dias de salário por ano de casa.

Noutros casos, vigorará também um regime transitório, que abrange os actuais contratos no sector privado, ou seja, quem começou a trabalhar antes de Novembro de 2011 poderá acumular um regime de 30, 20, 18 e 12 dias por cada ano de trabalho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório