Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dados secretos revelam ligação de Portugal a offshores

Os dados do Offshore Leaks, um conjunto de informações secretas entregues ao International Consortium of Investigative Journalism, revelam a existência de pelo menos 22 nomes e 12 offshores ligadas a Portugal, escreve este sábado o Expresso.

Dados secretos revelam ligação de Portugal a offshores
Notícias ao Minuto

09:45 - 25/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Offshore

Offshore Leaks é o nome dado a um conjunto de cerca de 2,5 milhões de documentos secretos relativos a offshores das Ilhas Virgens Britânicas, das Ilhas Cook e ainda de outros paraísos fiscais.

Portugal também aparece na lista. De acordo com o Expresso, existem 12 offshores registadas em nome de pessoas que deram a morada portuguesa e 22 portugueses que, com morada portuguesa e estrangeira, são directores de offshores.

Nenhuma das pessoas em causa é figura pública. Um casal de advogados, referenciado na lista, foi contactado pelo Expresso, negando ter qualquer relação com uma sociedade sedeada nas Ilhas Virgens Britânicas, nas Caraíbas. No entanto, os documentos secretos mostram que o casal é director de uma offshore criada a partir de uma empresa de fachada com a morada de Londres.

Outro nome que surge na lista é o de um analista de fundos de pensões que admitiu possuir uma companhia offshore. De acordo com o analista, esta foi uma opção tomada por razões pessoais, em especial, para esconder grande parte do seu património em caso de divórcio.

Nos documentos pode ver-se ainda o nome de vários estrangeiros com moradas em Portugal, em particular nas zonas dos condomínios de luxo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório