Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Indemnizações no Estado sofrem dieta a partir de Novembro

Os funcionários públicos que aceitem rescindir amigavelmente com o Estado devem ter em consideração que após esgotado o pacote sectorial, que o Governo está a negociar com os sindicatos do sector, podem ver a sua indemnização cair para menos de metade, esclarece esta sexta-feira o Diário de Notícias (DN).

Indemnizações no Estado sofrem dieta a partir de Novembro
Notícias ao Minuto

09:50 - 24/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

O DN conta que, os funcionários públicos que avancem para rescisões por mútuo acordo com o Estado após esgotado o prazo do pacote sectorial, que está a ser negociado actualmente entre o Governo e sindicatos, os trabalhadores arriscam receber uma indemnização inferior.

Tal deve-se ao facto de, por ser um pacote sectorial, as regras de cálculo mais generosas do que estabelece a lei geral. Lembra o DN que, a proposta que está a ser discutida passa pelo pagamento de um a um mês e meio de salário por cada ano de serviço, de acordo com a idade do funcionário, se o pedido de cessação for “requerido por escrito” entre 1 de Setembro e 30 de Novembro deste ano.

Acontece que, terminado este prazo, os pedidos arriscam ser tratados segundo a regra geral das rescisões por mútuo acordo e que estabelece o pagamento de uma indemnização equivalente a 20 dias por cada ano de trabalho.

O DN dá o exemplo do que pode acontecer até e depois de Novembro. Um assistente operacional com 20 anos de vínculo e menos de 50 anos de idade poderá, se abrangido pelo pacote sectorial, receber uma compensação de 23 mil euros. Ao passo que, se rescindir com o Estado ao abrigo das regras gerais receberá cerca de dez mil euros, ou seja, mais de metade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório