Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovado relatório de Vital Moreira sobre acordo comercial com EUA

O Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório do eurodeputado Vital Moreira (PS) dando luz verde ao início das negociações para um acordo sobre trocas comerciais e investimento entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA).

Aprovado relatório de Vital Moreira sobre acordo comercial com EUA
Notícias ao Minuto

12:50 - 23/05/13 por Lusa

Economia Eurodeputados

“É um acordo ambicioso e abrangente e pode ser um forte estímulo – aliás, barato - para as nossas economias”, disse Vital Moreira, intervindo na sessão plenária do PE, sublinhando que o acordo traz “grandes ganhos em termos de crescimento e emprego”.

O pleno acesso aos mercados de contratos públicos norte-americanos e o levantamento de restrições aos serviços de transportes devem abrir novas oportunidades às empresas europeias.

Os eurodeputados aprovaram hoje, por 460 votos a favor, 105 contra e 28 abstenções, uma resolução que define os objetivos que querem que sejam defendidos nas negociações de um acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) entre a UE e os EUA.

Depois de terminadas as negociações, o acordo terá de ser aprovado pelo PE para poder entrar em vigor.

Os eurodeputados traçaram, no entanto, limites ao TTIP.

Vital Moreira salientou que os negociadores devem salvaguardar “as áreas defensivas da UE, como são os setores dos transportes aéreos e marítimos, o mercado das compras públicas, os serviços financeiros e as indicações geográficas, para indicar apenas as principais, bem como a segurança alimentar, os serviços culturais e audiovisuais, a proteção dos dados pessoais, os direitos dos trabalhadores e a proteção ambiental”.

O Conselho de Ministros da UE deverá aprovar o mandato de negociação em junho, para que as negociações com os Estados Unidos possam ter início em julho. A Comissão, que vai negociar o acordo em nome da UE, espera que as negociações fiquem concluídas no final de 2014.

Este será o acordo comercial mais importante jamais celebrado entre as duas partes, que poderá representar um aumento de 0,5% no desempenho anual da economia europeia, de acordo com dados da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório