Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo acusado de mascarar dívida pública

Os partidos da oposição e vários economistas, ouvidos pelo Diário Económico, convergem na ideia de que o Governo está a usar o Fundo de Estabilização da Segurança Social (FEFSS) não para reforçar a comprar de dívida pública mas sim para “mascarar” os números da dívida.

Governo acusado de mascarar dívida pública
Notícias ao Minuto

09:38 - 22/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Oposição

Há cerca de três semanas, relembra o Diário Económico, o Governo terá dado indicações à gestão do FEFSS para reforçar a comprar dívida pública, até ao máximo de 90% da sua carteira. Contudo, esta acção não foi bem recebida pelos partidos da oposição mais à esquerda, bem como pelos economistas consultados pelo jornal.

“É uma maneira de reduzir a dívida pública de forma artificial”, comentou o socialista João Galamba. No mesmo sentido, o comunista Honório Novo acusa o Governo de “mais uma vez o Governo procurar esconder a realidade das consequências da política da troika”, enquanto o bloquista Pedro Filipe Soares refere que a indicação dada pelo Executivo ao FEFSS “é um recurso contabilístico”.

Ao Diário Económico, alguns economistas explicam que quando o FEFSS compra dívida pública é ao mesmo tempo activo e passivo, ou seja, activo do Fundo e passivo do Estado. “O Governo anda a fazer contorcionismo financeiro, malabarismo com o fogo”, salienta o professor catedrático da Universidade de Coimbra, José Reis. “Tem a mão direita do Estado a dizer que tem muito dinheiro porque a mão esquerda lhe deve dinheiro”, reforça Miguel Gouveia, professor na Universidade Católica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório