Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Maioria dos cipriotas quer que Chipre fique na zona euro

A maioria dos cipriotas defende a permanência do país na zona euro e o acordo alcançado pelo governo com a 'troika', apesar dos ajustes de austeridade a que estão sujeitos.

Maioria dos cipriotas quer que Chipre fique na zona euro
Notícias ao Minuto

12:14 - 19/05/13 por Lusa

Economia Sondagens

Segundo um inquérito levado a cabo pela LS Prime Market Research & Consulting Ltd, difundido pela imprensa local, 69,2% dos cipriotas são defensores da permanência na zona euro e só dois em cada dez (20,1%) consideram melhor que o Chipre se desvincule da moeda europeia e volte a ter a sua moeda nacional.

O inquérito, realizado entre os dias 14 e 17 de maio, mostra que 58,2% da sociedade cipriota apoia o acordo com a 'troika' internacional, que teve como contrapartida um resgate no valor de 10 mil milhões de euros.

Cerca de 32,6% pronunciou-se contra a decisão do parlamento de dar luz verde a este acordo, considerando que seria melhor encontrar outras soluções de apoio financeiro.

Em troca do resgate, o Chipre está obrigado a levar a cabo uma ampla reestruturação do sistema bancário, que implica perdas para os depositantes com poupanças superiores a 100.000 euros nos principais bancos: Banco do Chipre e Banco Popular (Laiki).

O acordo com a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) inclui a reestruturação da maior instituição financeira cipriota, o Banco do Chipre, e a liquidação do Banco Popular, o segundo maior do país.

O inquérito mostra também que a maioria dos entrevistados (57,8%) considera que a responsabilidade de o Chipre ter sido obrigado a aceitar o memorando da 'troika' recai sobre o anterior governo, dirigido pelo comunista Dimitris Christofias, enquanto 4,7% responsabiliza o executivo atual cipriota liderado por Nikos Anastasiadis.

Cerca de 66,5% acredita que a crise económica cipriota será um fator negativo na solução do problema do Chipre, dividido entre greco-cipriotas e turco-cipriotas há 39 anos, depois da invasão e ocupação turca do norte da ilha mediterrânica em 1974.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório