Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Deco diz que oferta da EDP "é mais vantajosa" que a do leilão

A associação Deco admite que os novos descontos da EDP são melhores do que aqueles que saíram do leilão, com a Endesa a apresentar reduções de 5% sem penalizações, noticia o Diário de Notícias (DN).

Deco diz que oferta da EDP "é mais vantajosa" que a do leilão
Notícias ao Minuto

09:46 - 19/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Energia

A Deco diz que a oferta da EDP, no mercado livre de energia, desconta mais que a do leilão, mas ressalva que a proposta da eléctrica nacional não dá desconto no bi-horário, ao contrário da oferta do leilão, e alerta também para o facto de só permitir pagamentos através de débito directo.

"Na tarifa simples [desconto só na luz], a promoção da EDP é mais vantajosa porque incide nas duas componentes da factura - energia e potência -, enquanto a tarifa ganhadora do leilão incide sobre a componente energia", afirmou ao DN a responsável de comunicação da Deco, Rita Rodrigues.

Nas contas da associação, a poupança conseguida na oferta da EDP ascende a 27 euros por ano num cliente com 4,6 kva e um consumo mensal de 200 kwh, enquanto na tarifa do leilão, da espanhola Endesa, poupam-se 22 euros por ano, ou seja, menos cinco euros.

Mas a oferta da EDP, apesar de ser boa não é perfeita e a Deco alerta que os consumidores devem olhar, não só para o preço, mas também para as condições do contrato, ponto em que a oferta da EDP falha. "A Deco entende que a disponibilização de mais do que um meio de pagamento não está contemplada no contrato da EDP, violando, inclusivamente, a recomendação da entidade reguladora", aponta Rita Rodrigues.

Além disso, as novas ofertas da EDP também falham no facto de não haver descontos no bi-horário, enquanto a tarifa da Endesa no leilão tem esse desconto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório