Os dados da Central de Responsabilidades de Crédito, revelados ontem, e hoje citados pelo DN, mostram que havia um total de 691.900 portugueses com dívidas aos bancos há mais de 90 dias, no final de Março. O mesmo é dizer que 15,5 em cada 100 particulares com empréstimos aos bancos estão já numa situação de cobrança duvidosa.
A mesma fonte revelou que são os créditos para consumo e outros fins que pesam cada vez mais na carteira dos portugueses. Isto porque, no final de Março, havia 632 mil famílias com prestações vencidas há mais de 90 dias nesta rubrica, o que quer dizer que, no total, 17,4% dos portugueses com empréstimos aos bancos já estão a falhar nos seus compromissos.
Já os créditos para a compra de casa continuam relativamente suportáveis, escreve o DN, que adianta que apenas 6,2 famílias em cada 100 estavam, no final de Março, a falhar o pagamento, num universo total de 147 mil particulares.
Os dados divulgados ontem mostram ainda que, entre 2012 e 2013, mais de 25 mil famílias não conseguiram cumprir o pagamento dos empréstimos.