Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Apenas Chipre e Grécia superaram recessão portuguesa em 2013

Portugal será o terceiro país da União Europeia com o pior desempenho económico em 2013, sendo apenas ultrapassado por Chipre e pela Grécia, segundo as previsões de primavera divulgadas hoje pela Comissão Europeia.

Apenas Chipre e Grécia superaram recessão portuguesa em 2013
Notícias ao Minuto

11:32 - 03/05/13 por Lusa

Economia Crise

Segundo as estimativas de Bruxelas, a economia portuguesa deverá recuar 2,3% este ano, Chipre, o mais recente país a ser resgatado, terá uma recessão de 8,7%, e a economia grega cairá 4,2%. A Irlanda, o quarto país sob resgate, registará um crescimento de 1,1% depois de já ter registado um crescimento de 0,9% em 2012.

Fora da zona euro, o pior desempenho vai para a República Checa com uma contracção de 0,4% em 2013.

No total da zona euro, para além dos países sob resgate, também as economias francesa, italiana, holandesa e eslovena estarão em recessão em 2013.

A Comissão Europeia manteve hoje inalteradas as suas previsões para a economia portuguesa, mas advertiu que parece "garantido" que haverá uma revisão em baixa destas estimativas.

Nas previsões económicas da primavera divulgadas hoje, a Comissão mantém para Portugal uma queda da economia de 2,3% em 2013 e um regresso ao crescimento em 2014, com o Produto Interno Bruto (PIB) a subir 0,6%, correspondendo exactamente às previsões apresentadas em Março pelo Governo e pela troika (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) no âmbito da sétima avaliação a Portugal e as mesmas metas que o Governo inscreveu no Documento de Estratégia Orçamental que apresentou na terça-feira passada.

No entanto, a Comissão escreve no seu relatório que apesar de os efeitos que levaram a uma queda mais forte do que o previsto no final de 2012 já terem sido revertidos, "uma revisão em baixa do crescimento para 2013 parece garantida como resultado de uma maior deterioração das previsões de crescimento para as exportações portuguesas e de um agravamento das perspectivas para o mercado de trabalho".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório