Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Estratégia Orçamental é irrealista e não tem adesão à realidade"

A antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, considera que o Documento de Estratégia Orçamental é um “documento verdadeiramente teórico, que nem para uma tese de doutoramento dava porque não tem adesão à realidade”. Na TVI24, a antiga governante critica também que “os números são verdadeiramente irrealistas e nunca serão possíveis de concretizar”.

"Estratégia Orçamental é irrealista e não tem adesão à realidade"
Notícias ao Minuto

23:08 - 02/05/13 por Eudora Ribeiro

Economia Ferreira Leite

“É quase preciso ter uma varinha mágica para transformar a abóbora numa carruagem”, diz Manuela Ferreira Leite a propósito do Documento de Estratégia Orçamental já entregue pelo Governo no Parlamento e cujas medidas serão anunciadas amanhã pelo primeiro-ministro Passos Coelho, numa declaração ao País pelas 20h.

No comentário semanal na TVI 24, a antiga ministra das Finanças afirmou que o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) “pouco acrescenta ao nosso futuro”, adiantando que “podia ser uma tese de doutoramento e o que lhe falta é que tem um modelo teórico sem nenhuma adesão à realidade”.

A economista explicou que no documento estão bem vincados os objectivos fixados pela troika e depois constroem-se os outros indicadores, como o consumo e o investimento, por exemplo, de forma a encaixarem naqueles objectivos.

“É um exercício verdadeiramente feito de pernas para o ar porque não se vê com adesão à realidade qual vai ser a evolução destes indicadores”, vincou, sublinhando que “os números são verdadeiramente irrealistas e nunca serão possíveis de concretizar”.

Na TVI24, Ferreira Leite também acusou o ministro das Finanças de dizer no documento que “acha que até à data foram todos uns incompetentes”, apesar de garantir que não se sente “nada tocada” por já ter tido a pasta das Finanças. “Sei o que foi feito”, disse.

A antiga governante lamentou que, com medidas avulsas que não têm por base um plano concretizável, “dá a sensação que se está à espera que uma varinha mágica resolva todos os problemas”. “É quase preciso ter uma varinha mágica para transformar a abóbora numa carruagem”, ironizou.

Por isso mesmo Ferreira Leite lamentou que parece que “andamos fazer sacrifícios em nome de nada”. “Continuo a achar que aquele documento é verdadeiramente teórico, que nem para uma tese de doutoramento dava porque não tem adesão à realidade”, insistiu na TVI24.

Na mesma ocasião, e questionada sobre um agravamento da fragilidade de Vítor Gaspar, a economista depressa disse que não. “Não estou muito preocupada com a fragilidade do ministro das Finanças. Estou preocupada com o País. O problema é a política que está a ser seguida que nos está a conduzir para um verdadeiro desastre”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório