Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Setor do alojamento e restauração representava 10% das empresas em 2015

O setor do alojamento e restauração representava 10% das empresas em Portugal (39 mil), 8% do número de pessoas ao serviço e 3% do volume de negócios, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Setor do alojamento e restauração representava 10% das empresas em 2015
Notícias ao Minuto

14:39 - 29/11/16 por Lusa

Economia BdP

Comparando com 2011, o peso do setor no número de empresas e no número de pessoas ao serviço aumentou, em ambos os casos, 0,5 pontos percentuais, variação mais significativa do que no volume de negócios (0,3 pontos percentuais).

De acordo com o BdP, entre 2011 e 2015, o número de empresas que iniciou atividade no setor foi superior ao número de encerramentos, o que implicou um aumento do número de empresas em atividade.

Em 2015 foram criadas 1,3 empresas por cada uma que encerrou atividade, com a taxa de variação do número de empresas em atividade no setor a ascender a 2,5% (superior ao observado para o total das empresas).

No ano passado, a estrutura das empresas por classe de dimensão no setor em análise era semelhante à do total das empresas, com cerca de 89% de microempresas.

No entanto, em termos de volume de negócios e de número de pessoas ao serviço, as microempresas eram mais relevantes no alojamento, restauração e similares (30% e 38%, com pesos 15% e 11% acima dos registados para o total das empresas, respetivamente).

Em contrapartida, as grandes empresas (0,1% das empresas do setor e 0,3% do total das empresas) agregavam 18% do volume de negócios e 15% do número de pessoas ao serviço.

A restauração e similares apresentava maior relevância no setor atendendo à repartição por segmentos de atividade das empresas (83%), ao volume de negócios (64%) e ao número de pessoas ao serviço (74%).

O peso do alojamento, por sua vez, era superior em comparação com o registado em 2011 (6 pontos percentuais no volume de negócios, 3 pontos percentuais no número de empresas e 2 pontos percentuais no número de pessoas ao serviço).

Por regiões, o distrito de Lisboa agregava 42% do volume de negócios do setor, seguido pelos distritos do Porto e Faro (14% e 13%, respetivamente).

Faro e Funchal eram os distritos onde o setor assumia maior relevância, ao representarem 18% e 8%, respetivamente, do volume de negócios das empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório