Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Inflação anual na OCDE desacelera para 1,6%

A inflação anual nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desacelerou em Março para 1,6%, contra 1,8% em Fevereiro, devido sobretudo à queda dos preços da energia, foi esta terça-feira anunciado.

Inflação anual na OCDE desacelera para 1,6%
Notícias ao Minuto

13:54 - 30/04/13 por Lusa

Economia Março

Segundo um comunicado da OCDE, hoje divulgado, esta descida da taxa de inflação anual em Março resultou sobretudo da desaceleração do crescimento dos preços da energia e em menor proporção dos preços dos alimentos, que atingiram respectivamente 0,9% e 1,7%.

Em Portugal, a taxa de inflação anual atingiu 0,5% em Março, sustentada por um aumento em ritmo anual dos preços da alimentação de 2,2% e da energia de 0,5%.

Como Portugal, registam uma inflação anual inferior a 1% em Março a Dinamarca (0,9%) e a Suécia (0%).

Em Março, a Grécia, a Suíça e o Japão registam taxas de inflação anuais negativas, que foram respectivamente de -0,2%, -0,6% e de -0,9%.

A inflação subjacente (variação dos preços sem incluir alimentos nem energia) nos vários membros da OCDE manteve-se estável nos 1,6% em Março.

Entre os grandes países, as diminuições mais significativas da inflação anual ocorreram nos Estados Unidos (1,5%, menos cinco décimas que em Fevereiro), Itália (1,6%, menos três décimas), Canadá (1%, menos duas décimas) e na Alemanha (1,4%, menos uma décima).

Em contrapartida, a taxa de inflação anual manteve-se estável em 1% em França e em 2,8% no Reino Unido.

A Turquia e o México foram os países mais inflacionistas dos 34 membros da OCDE em Março, ao tingirem taxas de inflação anuais de 7,3% e de 4,3% em Março.

No conjunto da OCDE, a inflação tem-se estado a reduzir de forma quase ininterrupta há ano e meio, depois do pico de 3,2% em Setembro de 2011.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório