Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

China quer "ampliar parceria" com União Europeia

A agência noticiosa oficial chinesa Xinhua exortou esta terça-feira a União Europeia a "ampliar a parceria" com a China, afirmando que a cooperação é "mutuamente vantajosa" e "contribuirá para resolver importantes questões globais".

China quer "ampliar parceria" com União Europeia
Notícias ao Minuto

13:35 - 30/04/13 por Lusa

Economia Ásia

"China e União Europeia são parceiros e não rivais (…) A China precisa da avançada tecnologia e gestão dos países europeus desenvolvidos para satisfazer as suas necessidades de industrialização, informatização, urbanização e modernização da agricultura", salienta um comentário difundido pela Xinhua.

Evocando as recentes visitas do Presidente francês, François Holland, e da vice-presidente da Comissão Europeia Catherine Ashton, a Xinhua destacou também que "a recuperação económica da União Europeia proporcionará à China um novo ímpeto e um sadio ambiente externo".

Em 2012, o comércio bilateral caiu 3,7%, para 546.040 milhões de dólares (417.720 milhões de euros), mas a União Europeia continua a ser o maior parceiro comercial da China e a sua principal fonte de importação tecnológica.

A queda mais acentuada foi nas exportações chinesas, que diminuíram 6,2%, para 333.990 milhões de dólares (255.400 milhões de euros).

François Hollande visitou a China nos dias 25 e 26 de Abril, tornando-se o primeiro chefe de Estado de um grande país ocidental a ser recebido em Pequim pela nova liderança chinesa, e Catherine Ashton viajou na mesma altura, a convite do novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório