Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Produção da EDP Renováveis sobe 20% até setembro

A EDP Renováveis aumentou a produção de energia limpa em 20% nos primeiros nove meses deste ano face ao mesmo período de 2015, para um total de 18,1 terawatt hora (TWh), segundo os dados operacionais hoje libertados pela empresa.

Produção da EDP Renováveis sobe 20% até setembro
Notícias ao Minuto

18:40 - 18/10/16 por Lusa

Economia Energia

No relatório de produção e capacidade dos primeiros nove meses do ano, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis (EDPR) explicou que "o aumento da produção beneficia das adições de capacidade nos últimos 12 meses assim como do fator de utilização superior (29% contra 28% nos primeiros nove meses de 2015)".

Entre janeiro e setembro, as operações da EDPR na Europa e na América do Norte geraram 48% e 50% do total da produção, respectivamente.

Na Europa, a geração aumentou 19% face ao período homólogo de 2015 para 8,6 TWh, dada a consolidação da ENEOP (+1,0 TWh face aos primeiros nove meses de 2015) e o aumento de 7% da produção em Espanha como resultado do maior recurso eólico. No resto da Europa a geração manteve-se estável face a igual período do ano passado.

Na América do Norte, a geração da EDPR aumentou em 18%, totalizando 9,0 TWh, "espelhando o efeito positivo das adições de capacidade e o superior recurso eólico no primeiro trimestre de 2016 face aos primeiros três meses de 2015", informou a energética.

Já no Brasil, a produção aumentou para 440 GWh dada a maior capacidade em operação e o superior recurso eólico.

Nos primeiros nove meses, a EDPR atingiu um fator de utilização de 29%, "refletindo os benefícios de uma carteira de ativos equilibrada pelas diferentes geografias e a qualidade intrínseca dos parques da EDPR dado o distinto 'know-how' na avaliação do potencial eólico", sublinhou.

Em setembro, a EDPR geria um portefólio de 9,7 GW em 10 países, dos quais 5,1 GW na Europa (2,4 GW em Espanha, 1,5 GW no RdE e 1,3 GW em Portugal), 4,4 GW na América do Norte e os restantes 0,2 GW no Brasil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório