Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Últimas baixas no Executivo por força de 'buraco' na Metro do Porto

Os secretários de Estado Paulo Braga Lino e Juvenal da Silva Peneda estão de saída do Governo devido a irregularidades detectadas, pela Inspecção-Geral das Finanças e pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), nas 15 operações ‘swap’ realizadas na Metro do Porto, quando eram administradores da empresa. Estas operações abriram um ‘buraco’ superior a 800 milhões de euros nas contas da transportadora, avança o jornal Público.

Últimas baixas no Executivo por força de 'buraco' na Metro do Porto
Notícias ao Minuto

08:02 - 22/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

As saídas de Paulo Braga Lino, secretário de Estado da Defesa, e Juvenal da Silva Peneda, secretário de Estado da Administração Interna, devem-se à alegada autorização que terão dado, enquanto administradores da Metro do Porto entre 2006 e 2011 e 2004 e 2008, respectivamente, a produtos derivados de cobertura de risco, os chamados ‘swaps’.

Estes instrumentos financeiros começaram a ser utilizados pelas empresas do Estado a partir de 2008, quando as taxas Euribor dispararam para 4% e permitiram proteger os créditos dessa escalada de juros. Mas, quando as taxas começaram a chegar aos mínimos, o eventual buraco nas contas públicas começou a ser temido. Segundo o Público, os 15 ‘swaps’ da Metro do Porto, contratados entre 2003 e 2009, totalizavam até Setembro do ano passado perdas potenciais de 832,4 milhões de euros.

O Ministério das Finanças não confirmou oficialmente esta informação, contudo, segundo apurou o Diário Económico, as saídas dos dois secretários de Estado devem-se a estas irregularidades, pelo que, acrescenta o jornal, o caso poderá seguir agora para o Ministério Público.

Ainda de acordo com o Diário Económico, também terá sido analisado o envolvimento do secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, devido à sua ligação à empresa entre 2008 e 2011. Porém, e uma vez que era apenas administrador não-executivo, não terá tido qualquer responsabilidade.

A remodelação dos dois governantes, avançada ontem (domingo), deverá ser oficializada esta segunda-feira, sendo que, segundo avança o jornal Público, a pasta da Defesa deverá ser ocupada por Berta Cabral, ex-candidata do PSD ao Governo Regional dos Açores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório