Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Banco de Portugal celebra D. Catarina de Bragança com moeda de coleção

Infanta portuguesa que se tornou rainha de Inglaterra será imortalizada numa moeda de cinco euros a distribuir em Portugal através da rede de tesourarias do BdP e das instituições de crédito.

Banco de Portugal celebra D. Catarina de Bragança com moeda de coleção - Banco de Portugal celebra D. Catarina de Bragança com moeda de coleção

Notícias ao Minuto

13:07 - 05/09/16 por Bruno Mourão 

Economia BdP

Fez da fé católica uma das suas imagens de marca e acabou por tornar-se impopular em Inglaterra por isso mesmo. Chegada a Londres como mulher de D Carlos II, Dona Catarina de Bragança recusou a igreja anglicana e acabou por tornar-se num símbolo da resistência católica dentro da corte britânica, convencendo o marido a aceitar a mesma fé religiosa e regressando a Portugal viúva e sem herdeiros. 

Para comemorar a vida da monarca, o Banco de Portugal anunciou hoje através do seu site oficial que "colocará em circulação, no dia de 13 de setembro de 2016, uma moeda de coleção, em liga de cuproníquel, com o valor facial de 5 euros, designada 'D. Catarina de Bragança', integrada na série 'Rainhas da Europa'". 

Na face, a moeda tem o valor facial, o escudo português e a representação de uma chávea de chá, símbolo da "introdução desta bebida na corte inglesa através da Rainha D. Catarina de Bragança". 

No reverso, a moeda tem o busto da rainha, juntamente com o nome e a data de nascimento e morte. 

Como habitual, a distribuição será feita nas tesourarias do Banco de Portugal e através das instituições nacionais de crédito.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório