Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Portugal vai precisar de um segundo resgate", diz Munchau

Quem o diz é Wolgang Munchau, fundador da Eurotintelligente e editor do Financial Times. Em entrevista ao Expresso, Munchau afirma que o processo de ajustamento português vai acabar por gerar, no final, um alto nível de incumprimento de dívida, seja ou não negociada.

"Portugal vai precisar de um segundo resgate", diz Munchau
Notícias ao Minuto

10:53 - 20/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Entrevista

O editor do Financial Times, Wolgang Munchau, disse ao Expresso que a solução global para a situação da zona euro passa por uma política expansionista e que a extensão de maturidade dos empréstimos europeus é insuficiente.

Acerca da extensão dos prazos para Portugal pagar o empréstimo, Munchau defende que “sete anos não vai ser suficiente” e garante que o País “vai precisar de um segundo programa”, que irá resultar num “nível significativo de incumprimento da dívida, negociado ou não”.

As palavras do editor do jornal económico são duras, mas sustentadas com a previsão de um segundo resgate “consentâneo com a activação do programa do BCE designado por OMT (de comprar ilimitada de dívida pública no mercado secundário)”.

Em entrevista, Munchau defende ainda a ilegalidade do “financiamento monetário” que se mostra também prejudicial no longo prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório