Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Cobrança do IVA auto-liquidado é "eficaz" mas persistem erros

O Tribunal de Contas considera que o controlo da cobrança do IVA auto-liquidado é, “em geral, eficaz”, mas refere também que persistem práticas irregulares de contabilização manual e “insuficiências de controlo” que induzem erros.

Cobrança do IVA auto-liquidado é "eficaz" mas persistem erros
Notícias ao Minuto

13:49 - 17/04/13 por Lusa

Economia TC

Segundo o relatório do Tribunal de Contas (TC) divulgado esta quarta-feira, a cobrança do IVA auto-liquidado pelos sujeitos passivos ascendeu a 16.070 milhões de euros em 2011, correspondentes a 90% dos 17.936 milhões de euros de receitas totais de IVA obtidas nesse ano.

No total, em 2011 a receita de IVA correspondeu a mais de 30% das receitas fiscais e a mais de 25% da receita consolidada da Administração Central.

Da auditoria realizada pelo TC aos sistemas de gestão e controlo implementados para a cobrança do IVA auto-liquidado nesse ano, resulta que o controlo “é, em geral, eficaz, embora não assegure a adequada contabilização integral, legal e regular da receita do imposto”.

“Verificou-se existirem práticas de contabilização manual e insuficiências de controlo permeáveis à ocorrência de erros, nalguns casos com consequências nefastas para os contribuintes, em virtude da instauração indevida de processos de execução fiscal”, lê-se no relatório do TC.

Entre os “pontos fracos” detectados pelo tribunal, destaque para a “inexistência de procedimentos devidamente formalizados e robustos para a detecção e correcção tempestiva de erros e irregularidades”.

Adicionalmente, o facto de a informação em que se suportam os montantes contabilizados no SGR [Sistema de Gestão das Receitas] não estar disponível “torna inviável o respectivo controlo externo ‘ex post’ em condições adequadas”.

Segundo salienta o TC, a utilização pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de “processos manuais, sem interligação dos sistemas de administração do IVA ao sistema de contabilização orçamental, não é conforme com a legislação em vigor desde 2001 em matéria de contabilização das receitas do Estado”.

De acordo com o tribunal, essa falta de interligação permite a “recorrente não contabilização da receita do imposto relativa às regiões autónomas, à Segurança Social e às entidades regionais do turismo, correspondente a 1.185 milhões de euros em 2011.

Tendo por base estas irregularidades na cobrança do IVA autoliquidado, o tribunal recomenda ao ministro das Finanças que “providencie as condições necessárias à interligação dos sistemas próprios da Autoridade Tributária e Aduaneira ao SGR”.

Recomenda ainda à AT que “assuma a sua integral responsabilidade pela contabilização de todas as receitas que administra incluindo, no que se refere ao IVA, as receitas consignadas à Segurança Social e às entidades regionais de turismo e a receita extra-orçamental a entregar às regiões autónomas”.

À AT é ainda sugerido que “implemente manuais de procedimentos relativos à cobrança do IVA” e que “corrija os procedimentos que se mostram insuficientes para garantir a regularidade de todas as operações de cobrança de IVA e a sua contabilização integral”.

Finalmente, o TC recomenda à Direcção-Geral do Orçamento que submeta à homologação pelo Governo a identificação da AT “como entidade administradora de receitas do Estado, especificando as receitas administradas sob sua responsabilidade directa, como é o caso do IVA” e que “implemente procedimentos de controlo” que evitem a “contabilização indevida de receitas do Estado por entidades que não sejam as respectivas entidades administradoras”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório