Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Metros 'deixam fugir' 2 mil milhões na roleta da banca

Os Metros de Lisboa e do Porto acumulam dois mil milhões de euros em prejuízos decorrentes da contratação de um produto financeiro arriscado associado a empréstimos bancários, conta esta segunda-feira o Jornal de Notícias (JN), que adianta que estes contratos estão já a ser investigados pelas Finanças.

Metros 'deixam fugir' 2 mil milhões na roleta da banca
Notícias ao Minuto

08:14 - 15/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Prejuízos

A Inspecção-Geral das Finanças está a investigar todas as operações de financiamento da Metro do Porto, a pedido do Governo, sendo que a empresa já acumula perdas potenciais de mais de 830 milhões de euros com a contratação de instrumentos de gestão de risco financeiro, conhecidos como ‘swaps’, escreve hoje o JN.

De acordo com o jornal, no metropolitano de Lisboa, a contratação destes produtos financeiros provocaram um rombo maior, de mais de 1,13 mil milhões de euros, no final do terceiro trimestre do ano passado.

No total, os Metros de Lisboa e do Porto acumulam perdas de dois mil milhões de euros com a aposta neste produto financeiro de risco. O JN diz saber que os inspectores estão na Metro do Porto para analisar a dimensão dos prejuízos, mas adianta que na mira das Finanças está na verdade todo o sector empresarial do Estado, com destaque para as empresas públicas de transportes.

O JN indica que todas estas empresas subscreveram estes instrumentos financeiros altamente arriscados, havendo mesmo quem os apelide de contratos de jogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório