Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-chefe de missão do FMI admite que austeridade é um erro

A total confiança numa estratégia baseada na austeridade não foi uma opção “razoável”, afirmou esta quinta-feira Ashoka Mody, antigo chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Irlanda.

Ex-chefe de missão do FMI admite que austeridade é um erro
Notícias ao Minuto

18:25 - 11/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Irlanda

“A primeira escolha era atrair os compradores de obrigações, o que iria aliviar alguns dos custos do resgate. A segunda opção era oferecer financiamento com condições muito favoráveis. E a terceira opção era impor austeridade”, afirmou o antigo chefe da missão do FMI na Irlanda, citado pelo The Irish Times.

Numa entrevista esta manhã na televisão pública irlandesa, Ashoka Mody admitiu que “estamos a assistir a um reconhecimento tardio de que as restrições impostas pela austeridade eram insustentáveis”.

O chefe do FMI admitiu que os fundamentos do resgate internacional à Irlanda estavam errados. “Claramente, a experiência, se é que a era preciso experimentar, demonstrou que a confiança na austeridade é contra produtiva”, frisou.

Para Ashoka Mody, a solução para países como a Irlanda e Portugal passa por aumentar os prazos de pagamento dos resgates, sob o risco de se impor “um sofrimento sem fim às populações, uma cultura de dependência nacional e um tecido económico e social europeu desgastado".

As declarações do ex-chefe da missão do FMI na Irlanda surgem na véspera de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro, em Dublin, para discutir a crise na região e formas de se alterarem as condições dos resgates de Portugal e Irlanda, sendo que uma das opções em cima da mesa é o prolongamento do prazo para o pagamento dos resgates em sete anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório