Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Já 'chovem' pedidos de despesas para Gaspar autorizar

O despacho do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que, por assim dizer, ‘fecha a torneira’ a todos os ministérios, data apenas da passada segunda-feira. Pouco tempo é certo, mas já o suficiente para que a Direcção-Geral de Orçamento tenha sido invadida por pedidos de aprovação de despesas. Há serviços que, inclusive, estão parados à espera de deferimento, relata a edição desta quinta-feira do Diário Económico.

Já 'chovem' pedidos de despesas para Gaspar autorizar
Notícias ao Minuto

08:22 - 11/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Despacho

Todo o dinheiro que saia das ‘carteiras’ dos vários ministérios tem, desde segunda-feira, que ser autorizado pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, por força do despacho que muita tinta tem feito correr. E em três dias a Direcção-Geral de Orçamento está já inundada por solicitações.

O tráfego é grande e a paralisação de serviços está iminente. Aliás, para alguns já começou, indica o Diário Económico. Os inspectores da ASAE e do Fisco encontram-se impedidos de prosseguir o curso normal do seu trabalho, tendo em conta que as verbas para a sua deslocação estão bloqueadas.

Refira-se que de fora deste congelamento da despesa estão as prestações sociais e o patrulhamento da PSP. Porém, como reza o adágio popular, ‘sua cabeça, sua sentença’, as dúvidas quanto à abrangência da medida são mais que muitas, e várias entidades há que se auto-excluem das novas regras de Gaspar.

Exemplo disso são as autarquias. “Temos autonomia administrativa e financeira”, enfatizou o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, em declarações ao Diário Económico. Não obstante, também o têm as universidades e esse estatuto não as deixou imunes ao despacho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório