Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Comércio mundial vai ter um crescimento fraco em 3,3% este ano

O comércio mundial “vai manter-se fraco” em 2013, aumentando 3,3%, devido às dificuldades das economias europeias, previu hoje em Genebra a Organização Mundial do Comércio (OMC) no relatório anual de 2012 e perspectivas para 2013.

Comércio mundial vai ter um crescimento fraco em 3,3% este ano
Notícias ao Minuto

12:50 - 10/04/13 por Lusa

Economia OMC

A OMC prevê um aumento do comércio em 2013 de 3,3%, nitidamente inferior à média de 5,3% registada nos últimos 20 anos. Para 2014, a previsão da OMC é de 5%, enquanto no ano passado, o comércio mundial aumentou 2%.

O número de 3,3% previsto para 2013 também é nitidamente inferior às anteriores previsões da OMC para este ano: depois de ter estimado, há um ano, um aumento de 5,6%, a OMC reviu em Setembro em baixa para 4,5% o crescimento do comércio mundial este ano.

Segundo a OMC, “espera-se que este ano seja parecido com o de 2012, com um lento aumento do comércio e da produção, inferior às taxas médias a longo prazo”.

O director-geral da OMC, Pascal Lamy, considerou que “as tentativas das economias desenvolvidas para encontrar um equilíbrio entre o crescimento a curto prazo e as restrições orçamentais cada vez mais duras deram fracos resultados até agora”.

“Verificou-se que é difícil encontrar a boa dosagem das políticas”, adiantou.

Lamy disse ainda que “enquanto a fraqueza da economia mundial persistir, as pressões proteccionistas serão exercidas e poderão a prazo ser inultrapassáveis”.

O director-geral, que deixará o cargo no final de agosto, lançou ainda um apelo para que o sistema comercial multilateral seja reforçado, para evitar que os países “caiam num nacionalismo económico auto-destruidor”.

“O comércio mundial poderá assim tornar-se de novo num motor de crescimento (…) em vez de ser um barómetro de instabilidade, a via a seguir está traçada, só nos falta a vontade”, referiu ainda Lamy.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório